CAFÉ FILOSÓFICO MIRIM


SOBRE O ATO DE FILOSOFAR

O Instituto Maria Auxiliadora da Rede Salesiana de Escolas,RSE, Natal/RN, sai na frente e lança o 1º Café filosófico Mirim, sobre o ato de filosofar, para crianças dos Anos Iniciais.
De iniciativa do professor, escritor e poeta, Tállison Ferreira da Silva (assuense) o Café filosófico proporcionou aos alunos a oportunidade deles discutirem, a luz da reflexão filosófica, as questões sociais e políticas.
(Fonte: Tállison Ferreira)

A mesa foi formada pelos próprios alunos (Maria Cecília, Emily de Souza e Pedro Talles) de filosofia, que apresentaram brilhantemente os temas:  Máxima socrática ("só sei que nada sei" - Sócrates), filosofia e política (uma comparação sobre a seguinte postagem: "A política é igual a uma novela, se não houver capítulos sangrentos não presta" - Tállison). Segundo o professor Tállison  o resultado foi mais do que ele esperava: "De fato, as crianças nos surpreendem. Afinal, elas são filósofas por natureza. Só basta que nós continuemos a alimentar  o poder de reflexão que cada um, cada uma traz para analisar as questões sociais. O que eu faço com os meus educandos é concede-lhes a autonomia kantiana. O que eu desejo é que eles sejam inteligentes, através do bom uso da razão, porque ser inteligente não é apenas tirar nota 10 em tudo, mas fazer bom uso da razão."

Redação
Ana Mergue
(Fonte: Tállison Ferreira)

(Fonte: Giovanni Moraes)

(Fonte: Giovanni Moraes)

(Fonte: Giovanni Moraes) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA: VIOLETA SIM! VIOLÊNCIA NÃO!

MARIA EU SEM TI...